top of page
Buscar
  • Foto do escritorAgrícola Ponto Forte

O que esperar do mercado de soja em 2023?

👉A safra 2022/23, que se iniciou ainda em setembro com os trabalhos de plantio, traz um novo potencial produtivo recorde.


Novamente os produtores brasileiros semearam uma área recorde, trazendo a possibilidade de uma nova superprodução.


O analista destaca que os trabalhos de plantio iniciaram dentro da janela ideal nos estados do Centro-Oeste, Sudeste e parte do Sul. As máquinas avançaram em ritmo forte por várias semanas, mas alguns estados registraram alguns atrasos devido ao excesso de chuvas, caso do Paraná.


Já nos demais estados do Sul, os trabalhos começaram atrasados e avançaram de forma lenta ao longo de todo o período de plantio devido à falta de umidade, típica do La Niña.


Com relação aos preços brasileiros, o consultor recomenda olhar para dois momentos e alguns fatores.


O primeiro momento é o primeiro semestre, onde os rumos dos preços dependerão principalmente do tamanho da safra brasileira.


Já no segundo semestre, os rumos dos preços dependerão principalmente do tamanho da nova safra norte-americana. Uma safra cheia pesará sobre Chicago, enquanto uma safra com problemas trará fôlego para os contatos futuros. Os prêmios brasileiros tendem a ficar mais firmes no segundo semestre (trazendo suporte para os preços), mas se colhermos uma safra recorde não deveremos ver uma grande valorização nos prêmios, visto a oferta mais folgada para o restante do ano.


(Fonte: Canal Rural)

bottom of page